Prado: Secretaria Municipal de Saúde emite Nota Pública

NOTA PÚBLICA
A Secretaria Municipal de Saúde de Prado, por meio desta nota, informa que aos 20/05/2020 a Central de Regulação de Leitos do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas entrou em contato telefônico com o Hospital Municipal de Prado relatando que a senhora A.A.A, deu entrada na unidade hospitalar com suspeita de COVID-19, com quadro clínico estável. O município de Teixeira de Freitas realizou coleta de RT-PCR para COVID-19.
Aos 21/05/2020, 08:25 horas, a Vigilância Epidemiológica de Prado (VIEP) entrou em contato com a Central de Regulação de Leitos, no qual a atendente solicitou número para contato para retornar a ligação assim que obtivesse informações sobre o caso.
No mesmo dia, por volta de 12:00 horas a VIEP entrou em contato com profissional da Central de Regulação de Leitos, na qual informou que entraria em contato para fornecer as informações.
Não obtendo resposta, as 15:00 horas a VIEP entrou em contato com a VIEP de Teixeira de Freitas, na qual foi informado que a paciente foi notificada. Diante disso, contatou-se o Núcleo Regional de Saúde – Extremo Sul (NRS), que passou a cópia da notificação e o quadro clínico da paciente.
A partir de então a VIEP entrou em contato com o esposo da paciente as 16:41 horas, o qual relatou não apresentar sintomas e que já se encontrava em isolamento domiciliar e que sua esposa estava internada em Teixeira de Freitas com quadro asmático. Na oportunidade a VIEP orientou que ele permanecesse em isolamento domiciliar e que seria feito monitoramento diário através de contato telefônico pela Unidade Básica de Saúde (UBS) e que diante de qualquer necessidade poderia entrar em contato com a VIEP.
Ressalta-se que a equipe da UBS entrou em contato com o esposo da paciente, no mesmo dia, para realizar a investigação do caso e reforçou as orientações, disponibilizando número para contato.
Aos 22/05/2020 a VIEP entrou em contato com o esposo para saber do quadro clínico dos dois.
Aos 24/05/2020 às 16:29 a VIEP foi informada sobre o resultado positivo do exame realizado. A partir de então, tentou-se contato telefônico com o esposo da paciente por diversas vezes sem êxito. Em vista disso, foi enviada uma mensagem via WhatsApp, também sem resposta.
Aos 25/05/2020 a VIEP tentou novo contato telefônico com o casal e continuou sem resposta. O contato só foi reestabelecido na manhã do dia 27/05/2020 com o esposo, que relatou congestão nasal.
Diante dos fatos supracitados salienta-se que todas as ações realizadas pela equipe de saúde frente ao enfrentamento da pandemia se fazem por meio de condutas responsáveis, não nos eximindo de nossas atribuições, e que o processo de trabalho em vigilância se dá a partir de uma investigação detalhada para a tomada de decisões.
Prado, 27 de maio de 2020.
Carlos Roberto de Medeiros
Secretário Municipal de Saúde
Prado-Bahia