Prado recebe na próxima quarta-feira a equipe do SETRE, de Salvador, para cadastramento de artesãos, com o apoio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura

A equipe do SETRE estará na região para o evento Costa à Costa, que acontecerá em Alcobaça no próximo fim de semana, e vai aproveitar a vinda na Costa das Baleias para cadastrar os artesãos.

Aqui em Prado será dia 15, no Palácio do Turismo.

O Secretario de Turismo e Cultura, Wander Noronha, convida todos os artesãos do município, sede e distritos, para este importante momento.

INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE O CADASTRAMENTO DE ARTESÃS E ARTESÃOS

Para adquirir a Carteira Profissional, o artesão precisa estar produzindo de acordo com a Base Conceitual do Artesanato Brasileiro. Essa base é organizada com o apoio de todas as coordenações estaduais e disponibilizada pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). O PAB atua de forma a promover medidas para melhoria da competitividade do produto artesanal e da capacidade empreendedora da trabalhadora e do trabalhador para maior inserção do artesanato brasileiro nos mercados nacional e internacional. É também o PAB que autoriza a emissão das carteiras seguindo as informações colhidas pelas Coordenações Estaduais que constam no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro – SICAB.

Na Bahia o órgão que representa o PAB á a Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), que é responsável pelo artesanato e tem por finalidade executar as ações de Preservação, Incentivo, Promoção e Divulgação do Artesanato Baiano. Portanto, para adquirir a carteira o primeiro passo é entrar em contato com a Coordenação e agendar sua visita técnica. Para artesãs e artesãos que moram em municípios distantes, a coordenação disponibiliza uma equipe que se desloca até essas cidades realizando orientações sobre a Base Conceitual do Artesanato Brasileiro, emissão e renovação de carteiras.

No estado da Bahia a CFA esta vinculada a SETRE – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, que tem por finalidade planejar e executar as políticas de emprego e renda e de apoio à formação do trabalhador; também executa e coordena a Política Estadual de Economia Solidária; a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo e a Política Estadual de Esporte e Lazer, bem como as ações de preservação, incentivo, promoção e divulgação do Artesanato Baiano.

BENEFÍCIOS DA CARTEIRA PROFISSIONAL DO ARTESÃO

  • É reconhecida em todo o território nacional;
  • Autoriza participação em feiras estaduais e nacionais;
  • Possibilita o acesso a incentivos fiscais.

 

REQUISITOS PARA CADASTRAMENTO

  • 01 FOTO 3X4 (ATUAL)
  • RG (ORIGINAL)
  • CPF (ORIGINAL)
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  • 3 PRODUTOS PRONTOS DE CADA TECNICA
  • 01 PRODUTO INACABADO PARA FINALIZAÇÃO AO VIVO

Recomendado para você

Sobre o autor: Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *