Prado: Atividades da campanha Outubro Rosa terão início nesta segunda-feira (14), estrutura já está sendo montada

Várias ações organizadas pela Prefeitura de Prado, através da secretaria municipal de saúde serão realizadas durante todo o mês.

As ações da campanha “Outubro Rosa” serão oficialmente abertas nesta segunda-feira (14), às 8h, na praça do Palácio do Turismo, em Prado. A Carreta da Mamografia estará na cidade no período de 14 a 26 de Outubro, das 7h ás 12h e das 13h ás 18h.

Uma estrutura específica para a campanha do “Outubro Rosa”  já está sendo montada no local.

“O nosso espírito com essa campanha é o fazermos o melhor que podemos para as pessoas da nossa cidade. O mês de outubro, é evidente que um mês simbólico, é um mês em que nós devemos fazer reflexões, mas também intensificar as ações e implementar o que precisa ser implementado para que as mulheres, nós mulheres, e todas as mulheres da nossa cidade possam ser melhor cuidadas, possam receber os serviços públicos necessários para garantir qualidade de vida, prevenção às doenças e o tratamento quando a doença acontece.”, disse a Prefeita Mayra Brito.

Prefeita de Prado (BA), Mayra Brito.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Dupin, acrescentou que como parte da programação do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde intensificará as ações de promoção à saúde e prevenção ao câncer.

 

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é o segundo mais incidente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Entretanto, se for descoberto no começo, o tratamento da doença é mais eficaz, podendo evitar terapias mais agressivas e reduzir a mortalidade. Nesse mês as mulheres entre 50 a 69 anos de idade são conscientizadas a realizar o exame de mamografia para o rastreamento. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exames de mamografia para as mulheres em todas as faixas etárias. A recomendação médica, é que a avaliação antes dos 35 anos deve ser feita somente em casos específicos.

 

 

Por Redação Alerta News

Recomendado para você

Sobre o autor: Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *